sábado, 3 de novembro de 2007

Quero ser um ganso!

OS GANSOS

Quando se vê gansos voando em formação "V", pode-se ficar curioso
quanto às razões pelas quais eles escolhem voar desta forma:

Quando um ganso bate as asas, cria um vácuo para ganso seguinte. Voando numa formação em "V", o bando inteiro consegue voar pelo menos 71% a mais do que se cada um voasse sozinho.

(as pessoas que compartilham uma direcção comum e senso de equipa, atingem os seus objectivos com mais facilidade e rapidez, porque elas se apoiam na confiança das outras)


Sempre que um ganso sai de formação, sente subitamente resistência por tentar voar sozinho. E, rapidamente, volta à formação para tirar partido poder de sustentação do ganso à sua frente.

(existe força, poder e segurança em grupo, quando viajando na mesmadirecção com pessoas que compartilham um objectivo comum)


Quando o ganso líder se cansa, muda para trás na formação, e rapidamente outro ganso assume o lugar, voando para a posição de líder.

(assim como os gansos, as pessoas são dependentes umas das outras. É preciso revezar as tarefas pesadas e saber dividir a liderança)


Os gansos de trás, na formação, grasnam para incentivar os da frente a manter o ritmo e a velocidade.

(todos nós necessitamos de ser apoiados e encorajados, por isso temos que ver se o nosso “grasnar” é encorajador para que juntos aumentemos o nosso desempenho)


Quando um ganso adoece ou se fere e deixa o grupo, dois outros gansossaem da formação e o seguem para ajudá-lo e protegê-lo. Ficam com ele até que este esteja apto para voar e não morra. Só assim retomam a jornada, os três juntando-se à outra formação, até encontrarem a formação original.

(Se nós tivermos tanto bom censo como os gansos, também estaremos ao lado das outras pessoas nos momentos difíceis)
.
.
É por isso que digo...QUERO SER UM GANSO!... as coisas que a natureza nos pode ensinar em actos tão simples são dos mais grandes ensinamentos que podemos levar...Por que estamos juntos neste pedaço de terra é porque temos que viver com os outros.

Sem comentários: